Bem vindo(a) a este artigo!
Conteúdo
Separei um estudo com 18 estilos de chefias problemáticas na condução de equipes. e semanalmente trago um destes exemplos para ajudar pessoas que estão lidando com este tipo de situação a traçarem um plano e conseguirem enfrentar o problema com leveza e obter bons resultados em sua carreira.
Os 18 estilos são:
O chefe Bonzinho
O Chefe Durão / Autoritário
O chefe ansioso / surtado
O Chefe Inconstante
O Chefe Paranóico por metas
O chefe amigão
O Chefe Ausente
O chefe centralizador
O Chefe perfeccionista
O chefe Paizão / Paternalista
O chefe WORKAHOLIC / Trabalhadeiro
O chefe Permissivo
O chefe Estourado / cabeça quente
O chefe Indeciso
O chefe sanguessuga / carrasco
O chefe Vaidoso / Narcisista
O chernochef
O chefe InTrometido
Meu intuito com estes relatos e dicas é te ajudar a lidar com esses ditos "CHEFES" que podem estar tirando o seu sono agora mesmo!
Sabendo da diferença entre LÍDER e CHEFE, podemos seguir, e vamos focar aqui nos diversos estilos de “chefia” e como identificá-los para que você consiga lidar com eles e não seja abalado negativamente por uma onda de desmotivação e frustração, mas que consiga encontrar um caminho de alcançar um relacionamento mais saudável em seu trabalho e até cresça profissionalmente e também emocionalmente com a situação toda. Sinto muito que você tenha que passar por esta situação turbulenta, mas tenho uma certeza para lhe dar... Tudo é passageiro e temporário e Isso também vai passar!
Hoje vamos falar do primeiro exemplar deste estudo:
1# O CHEFE BONZINHO
Esse estilo de chefia por vezes é confundido com uma boa liderança, pois é possível se ter um bom relacionamento entre a figura deste chefe e de quem é chefiado.
Geralmente pessoas com esse estilo tendem a fazer de tudo para agradar seus funcionários, não questionam decisões, dão abertura para brincadeiras e um ambiente mais descontraído e passam a impressão de serem bons amigos.
Este pode trazer presentes, liberar aquela folga inesperada ou até mesmo te “motivar” com elogios o tempo inteiro, tudo isso para fazê-lo se sentir bem. Porém, um liderado precisa da presença e da figura de uma liderança atuante em projetos e decisões importantes, um líder até pode ter aproximação de seus funcionários, mas quando lhe é necessário cobrar, questionar ou se posicionar acerca de qualquer assunto, assim o faz, pelo crescimento de sua equipe / liderado.
PROBLEMÁTICA:
Este perfil cria laços de amizades e não conexões de aprendizado. Quando acontecem problemas sérios ou você precisa de um feedback que lhe trará melhorias significativas em sua carreira, este perfil de chefia não conseguirá oferecer o apoio que você precisa ou não sentirá a mesma urgência que você sente no momento. Com o tempo essa relação pode se tornar desgastante e pouco profissional.
Como Lidar?
Procure estabelecer limites em relação a amizades e brincadeiras quando o assunto se tratar de trabalho, em reuniões e troca de e-mails por exemplo, assim você demonstra interesse em aprendizado e crescimento. Mantenha-se focado em seus objetivos e procure seu chefe com perguntas importantes sobre projetos e decisões, e principalmente, sobre seu futuro na organização. Já que seu chefe tem dificuldade em se posicionar, seja você sutilmente posicionado nessa relação para evitar qualquer problema.
Anote essa dica e trace um bom plano para se livrar desta situação embaraçosa com seu chefe bonzinho.
Aproveite a leitura e compartilhe conosco sua história caso queira dicas personalizas de como lidar com essa situação por nosso contatos de apoio:
geizalobato@ygrida.com.br
contatoequipe@ygrida.com
Atenciosamente
Geiza Lobato