Bem vindo(a) a este artigo!

Como Lidar Com Chefes Problemáticos?

Como Lidar Com Chefes Problemáticos?

Conteúdo

Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar com diversos estilos de liderança, alguns positivos que foram impulsionadores conscientes da minha carreira, outros bem negativos e que me deixaram sequelas, mas que felizmente eu soube trabalhar o modo como eu reagia a eles e então enxerguei crescimento diante as adversidades que me submeteram.

Este e-book foi criado com o intuito de te ajudar a identificar alguns chefes problemáticos e como lidar com alguns comportamentos que podem atrapalhar seu dia a dia ou interferir negativamente em seu desenvolvimento. Estou compartilhando fragmentos importantes destas convivências que se tornou em estudo para que você possa aplicar na sua vida que certamente te ajudarão a lidar com esses perfis de pessoas difíceis, principalmente chefias do mau (risos).

Que essa experiência possa impulsionar sua carreira e melhorar a sua convivência com seu chefe problemático neste momento.


CHEFE vs LÍDER

Antes de aprender e entender quais são esses estilos, vamos esclarecer um ponto muito importante de nosso aprendizado. Não considero os exemplos citados aqui como sendo exemplos negativos de lideranças pois respeito o significado e valores por trás do ideal de ser um líder, escolhi citá-los como “chefes” para que não confunda as atitudes esperadas de um líder e as ações desequilibradas e equivocadas de um chefe.

Vamos trabalhar um pouco o conceito de Líder e Chefe para elucidar melhor a importância desta separação de significado entre os termos e perfis.


PERFIL DO LÍDER

Está sempre na posição de frente de seu time. Não impõe ordens mas delega com informações claras e explica decisões quantas vezes for necessário para o total entendimento da mensagem. Com paciência e bom humor segue conduzindo seu time ao sucesso. O líder também erra, mas ao contrário do chefe, reconhece suas deficiências, aprende com suas falhas e redireciona seu comportamento para não errar mais com seus liderados.

uma pessoa que utiliza de suas experiências e qualidades para coordenar / direcionar seus influenciados a alcançar os objetivos da organização. Geralmente o líder é a figura à frente do time, que toma decisões conjuntamente e se importa com o bom relacionamento entre as partes. Faz gerenciamento de conflitos e a motivação faz parte do dia a dia desde perfil que está sempre relacionado a respeito, incentivo de melhorias e inspiração. Nem sempre é alguém que se destaca por suas qualidades, mas sim por conseguir captar o melhor das outras pessoas, muitas das vezes o líder é escolhido por ter bom relacionamento com pessoas e sabe absorver o melhor do que elas podem oferecer às organizações.


PERFIL DO CHEFE

Chefe não sabe ouvir sua equipe, faz provocações e comparações desnecessárias. Não aplica feedback e está sempre cobrando seu time de forma equivocada. Chega atrasado mas pede pontualidade, não dá o exemplo em coisas simples como respeitar o próximo e nunca aprende com seus erros, na verdade perece sentir prazer ao cometê-los com a sua equipe. Este estilo de gestão além de estar ultrapassado (amém), gera zero conexão com liderados e só tráz negatividade para a organização.

Geralmente é alguém que se destaca por suas próprias qualidades, pela própria competência que exerce . Geralmente é investido de poder por seus superiores, por mostrar qualidades fora da curva padrão em seu trabalho. Porém, nem sempre é alguém que busca o bem comum ou saiba lidar com pessoas, visto que foi escolhido por seus destaques pessoais e não pelo trato e desenvolvimento de pessoas a quem irá coordenar. Com o tempo, esse chefe tende a não saber lidar com uma equipe que tem emoções e necessidades básicas de bom relacionamento, desenvolvimento e gestão de conflitos. Logo, os “Chefes” passam a ter um desempenho ruim no trato com pessoas e as falhas de gestão interferem negativamente no emocional e nas relações interpessoais de seus liderados que geram problemas em diversos níveis e com sequelas de longo prazo.


18 PERFIS DE CHEFES PROBLEMÁTICOS

Bom, temos diversos perfis de chefias que aterrorizam seus funcionários no ambiente de trabalho. Alguns em especial geram tanto estrago na vida de um liderado que causa problemas de saúde irreversíveis.

O que muitos chefes não entendem é que a relação de trabalho afeta o ser humano no sistema "límbico" do cérebro, que se trata do mesmo lugar dos afetos e família. Ou seja, um líder ou chefe tem o poder de afetar emocionalmente uma vida e deve ser responsabilizado por seus atos.

Vou trazer semanalmente como lidar com cada tipo de chefe destes que listar abaixo e saiba que há solução para todo relacionamento tóxico de trabalho, acredite!

Os 18 perfis são:

  1. O chefe Bonzinho

  2. O Chefe Durão / Autoritário

  3. O chefe ansioso / surtado

  4. O Chefe Inconstante

  5. O Chefe Paranóico por metas

  6. O chefe amigão

  7. O Chefe Ausente

  8. O chefe centralizador

  9. O Chefe perfeccionista

  10. O chefe Paizão / Paternalista

  11. O chefe WORKAHOLIC / Trabalhadeiro

  12. O chefe Permissivo

  13. O chefe Estourado / cabeça quente

  14. O chefe Indeciso

  15. O chefe sanguessuga / carrasco

  16. O chefe Vaidoso / Narcisista

  17. O chernochef

  18. O chefe InTrometido

Para te apoiar a identificar se está vivenciando alguma experiência tóxica em suas relações de trabalho, segue abaixo um exercício para fazer uma analise.

Responda as questões abaixo com muita sinceridade

  • Sinto-me incomodado com a forma em que meu chefe age comigo atualmente?

  • O que mais me incomoda?

  • Tem algo que eu possa fazer para bloquear essa atitude?

  • Coloca minha saúde física e/ou emocional em risco?

  • Mais alguém passa por isso?

  • Tenho testemunhas dos ocorridos?

  • Estou sentindo que a situação foge muito do meu controle?

  • Meu chefe tenta silenciar a minha voz quando reclamo do assunto?

  • Meu psicológico está / ficou abalado com essa situação negativa?

  • Comecei a apresentar problemas de saúde após os abusos sofridos?

  • Não sinto vontade de ir trabalhar porque receio as ações de meu chefe?

Se as respostas estiverem te preocupando porque percebeu que sua saúde física e emocional está em risco, peça uma ajuda psicológica imediatamente com um profissional adequado, assim você evita que o problema se estenda por anos de sua vida.

Caso o relacionamento esteja te atrapalhando muito e você já não consegue dialogar ou ter o mínimo de respeito merecido, meu conselho é que comece a procurar outros trabalhos que valorizem você como o excelente profissional que é.

Da sua parte, faça todo o possível para ser um liderado exemplar e não dar motivos para que seu chefe argumente sobre seu trabalho de forma negativa, na verdade a melhor coisa a se fazer em situações de crise como estas é trabalhar com mais qualidade ainda, para que as palavras desse chefe de má conduta não incida sobre você, mas só ressalte que o errado é ele na situação. Faz sentido para você? espero que tenha te ajudado de alguma forma.


INDICAÇÃO: Livros que podem te ajudar a entender, vivenciar e crescer com toda a dificuldade que enfrenta agora.

  • Comunicação Não-Violenta - Marshall B. Rosenberg

  • Comece Pelo Porque - Simon Sinek

  • O Queridinho Do Chefe - F. William Smullen

  • Como Lidar Com Pessoas Que Te Deixam Louco - Paul Hauck

  • História de José do Egito no Livro de Gêneses (Capítulo 37) - Bíblia Sagrada

Nos próximos blogs trarei o perfil de cada um dos 18 perfis tóxicos e como lidar com cada um deles estratégicamente.

Obrigada pela leitura ;-)

Geiza Lobato.

Qual é a minha missão?

Artigos recentes

Artigos recentes

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min