Bem vindo(a) a este artigo!

2# O CHEFE DURÃO / AUTORITÁRIO - Como Lidar com Chefes Problemáticos.

2# O CHEFE DURÃO / AUTORITÁRIO - Como Lidar com Chefes Problemáticos.

Conteúdo

Reuni e um estudo de caso, 18 estilos de chefias problemáticas no ambiente de trabalho. Trago semanalmente um destes exemplos para ajudar você a lidar com este tipo de enlace e a traçar um plano de ação para enfrentar o problema com leveza e obter bons resultados em sua carreira.

Os 18 estilos são:

  1. O chefe Bonzinho

  2. O Chefe Durão / Autoritário

  3. O chefe ansioso / surtado

  4. O Chefe Inconstante

  5. O Chefe Paranóico por metas

  6. O chefe amigão

  7. O Chefe Ausente

  8. O chefe centralizador

  9. O Chefe perfeccionista

  10. O chefe Paizão / Paternalista

  11. O chefe WORKAHOLIC / Trabalhadeiro

  12. O chefe Permissivo

  13. O chefe Estourado / cabeça quente

  14. O chefe Indeciso

  15. O chefe sanguessuga / carrasco

  16. O chefe Vaidoso / Narcisista

  17. O chernochef

  18. O chefe InTrometido




    2# O CHEFE DURÃO / AUTORITÁRIO

Esse é o tipo mais clássico quando falamos em chefias,o “durão” que fala mais grosso, tem a última palavra e dificilmente dá o braço à torcer. Também pode ser chamado de “orgulhoso” ou “autoritário”. Este perfil de chefe até lembra o “jeitão” dos sargentos de exército sempre pouco tolerantes à erros, tendem a punir seus chefiados com castigos públicos e comparações, claro que no ambiente de trabalho um chefe não poderia dizer “paga 20” (ainda bem né...) mas acaba fazendo comentários maldosos e punitivos publica mente como por exemplo: “é inaceitável uma burrice como esta...”, “nossa você faz isso dessa forma, isso é ridículo”.A grande questão é que esse perfil até consegue se dar bem quando o assunto pede mais firmeza ou frieza nas tomadas de decisões pois sabe manter apose firme perante desafios, porém quando o assunto é motivar sua equipe / liderado, ele falha miseravelmente por não saber valorizar ou elogiar, eter leveza no ambiente de trabalho. Nem vamos entrar no critério “feedback”, pois para esse estilo de chefia,isso nem existe!

PROBLEMÁTICA:

Este estilo de gestão geralmente causa mal-estar nos liderados e ocasiona dificuldades de gestão de equipe.Os funcionários desse tipo de chefe estão sempre esgotados emocionalmente, com medo de perderem seus empregos constantemente e com dificuldades em se conectar como uma equipe. A principal falha é não reconhecer sua equipe / liderado, além de não se preocupar com Team Building ou construção deconfiança.

Como Lidar?

A melhor forma de lidar com esse tipo de chefe és endo firme quanto aos desrespeitos causados pedindo feedbacks 360° constantemente. Insista na importância de estabelecer um bom diálogo e ao invésde dizer a ele “o que ele faz de errado” expresse calmamente o “como você se sente quando ele diz Xou Y” enfatize também “o que gostaria que mudassena postura para melhorar seu rendimento” e por fim “os avanços que essa postura mais aberta e positivadele, pode trazer para você e sua equipe”.

Se trabalha sozinho com esse chefe, antes de ter essa conversa, garanta que está com seu trabalho em dia e aproveite momentos de bons resultados para promover esse bate papo assim você evitar á cobranças durante este processo / conversa que deveser positiva. Se você trabalha em equipe, nunca esteja só... una a sua equipe e valorize você mesmo os seus pares de trabalho, assim nunca se sentirá sozinho ou oprimido pelo chefe e se sentirá feliz de pertencer aum time conectado. Com humildade de que todo mundo pode melhorar a comunicação, tenha paciência e sempre que puder vá pontuando tambémos avanços conquistados nesta relação.

Importante alertá-lo de nunca fazer motins contra seu chefe pois isso só prejudica mais seu relacionamento e o deixa ainda mais autoritário. Escolha sempre o bom diálogoe utilize a comunicação não-violenta para expressar como se sente, isso sim lhe trará avanços positivos em seu trabalho e relacionamento com o chefe.

Pega essas dicas e não tenha dores de cabeça com esse chefe turrão meu amor!!!

Aproveite a leitura e compartilhe conosco sua história caso queira dicas personalizas de como lidar com essa situação por nossos contatos de apoio:

geizalobato@ygrida.com.br

contatoequipe@ygrida.com


Atenciosamente

Geiza Lobato


Qual é a minha missão?

Artigos recentes

Artigos recentes

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min

Artigos

Guerra entre gerações diferentes

11 de Novembro de 2023

2 min